Conheça a história, a atuação e os serviços que fazem da APAE uma referência de inclusão e cuidado em Abadia dos Dourados.
A iniciação da APAE de Abadia dos Dourados se deu com o apoio da Prefeitura Municipal, na pessoa do então Prefeito Isvaldino de Assunção e por iniciativa de pais e pessoas da comunidade interessadas no movimento.
A APAE fez desse Ensino Especial um órgão por ela mantido, através de eventos promovidos, parceria com a Prefeitura Municipal, doações de amigos e sócios, que juntos acreditaram no trabalho e na importante função que esta exerce sobre a comunidade de Abadia dos Dourados.
A APAE de Abadia dos Dourados foi criada em 01/04/94, dando início às atividades no dia 15/04/94; é uma entidade sem fins lucrativos, de finalidade filantrópica, possui utilidade pública Municipal e Estadual, sendo também registrada no Conselho Nacional de Serviço Social em 31/10/96. É registrada na Federação Nacional das APAEs, sob o N.º 1110 em 27/09/95, sendo inscrita no CNPJ sob o N.º 00.102.575/0001-15.
A APAE de Abadia dos Dourados tem personalidade jurídica conforme Registro no Cartório Civil de Coromandel sob o N.º 183 de 31 de maio de 1994. Com o Parecer CEE n.º 171/95 de 22/02/95 ficou criada a Escola APAE Ensino Fundamental (1ª à 4ª série) de Ensino Especial e com a Portaria SEE n.º 344/96 publicada no MG de 28/03/96 ficou autorizado o funcionamento da mesma.
A Portaria SEE n.º 869/2003 publicada no MG de 05/08/2003 autorizou a mudança de denominação para APAE – Centro Integrado de Educação Especial – “CRESCER”, de Ensino Fundamental (1ª à 4ª série).
No ano de 2007 a APAE de Abadia dos Dourados tornou-se SERDI (Serviço de Reabilitação da Deficiência Intelectual), serviço especializado do SUS que realiza avaliação, diagnóstico, reabilitação e acompanhamento de pessoas com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No ano de 2023, paralisou a Escolarização na APAE – Centro Integrado de Educação Especial “CRESCER”, pois o número de matrículas não foram suficientes para atender a legislação.
Caso apareçam novas matrículas, essa instituição pretende retornar ao serviço educacional na modalidade “Educação Especial”, desde a Educação Infantil até o EJA Anos Finais.
Em 27 de maio de 2021 deu início às atividades do Centro Dia Isvaldino de Assunção, serviço de Assistência Social que visa contribuir para a proteção social especial e de cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social.
O serviço ofertado pelo “Centro Dia para Pessoas com Deficiência” contribui para que os usuários mantenham-se ativos, promovendo a convivência social, troca de experiências, práticas de atividades físicas e manuais, minimizando o isolamento social, diminuindo a sobrecarga da família e, acima de tudo, proporcionando-lhes qualidade de vida, dignidade pessoal, melhora da saúde e bem-estar, prevenindo e minimizando o alto grau de estresse do cuidador.